17/03/2022 Goianorte sedia capacitação do MPTO para revisão dos Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos

Município sedia capacitação para revisão de Planos de Resíduos Sólidos

Goianorte recebeu nos dias 14 e 15 de março visita técnica de servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) para uma capacitação acerca do projeto “Chega de Lixão”, que foi ministrado também aos municípios vizinhos: Araguacema, Couto Magalhães e Pequizeiro.

O objetivo foi de capacitar, no âmbito do MPTO, os municípios para a realização da Oficina de Gravimetria dos Resíduos Sólidos urbanos. A partir dos dados obtidos pelo estudo gravimétrico, os municípios poderão revisar os seus planos de gerenciamentos de resíduos sólidos.

Na segunda-feira (14), foi apresentado aos participantes o Projeto “Chega de Lixão” e lhes foi orientado quanto ao desenvolvimento da parte prática. Na ocasião, os participantes debateram e tiraram dúvidas sobre a elaboração e revisão dos planos de resíduos sólidos dentro da realidade de cada Município.

A prefeita municipal, Maria de Jesus (Nega), enfatiza sobre a importância da oficina para todas as cidades. “É uma grande satisfação o nosso município estar sediando este evento para cidades circunvizinhas, esta que é uma preocupação tangente para todos os municípios. Nós só temos a ganhar se soubermos aproveitar e ter produtividade nesta oficina”.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Neném do Caminhão, e a vereadora Florizete.

Na prática

A parte prática da oficina ocorreu nesta terça-feira, 15, com o aprendizado quanto à gravimetria, que consiste na separação e a pesagem dos resíduos sólidos produzidos diariamente na comunidade. Os servidores realizaram as etapas da metodologia para chegar à porcentagem da produção de cada material.

Os participantes aprenderam na prática como se realiza o processo de pesagem e separação, que deve ser reproduzido em cada município para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Peso total do lixo: 2.802,8 kg
Peso total da gravimetria: 569,3 kg